domingo, 20 de abril de 2008

Células-Tronco

As células-tronco são células capazes de se diferenciar em diversas células, componentes dos diversos tecidos de um organismo. São encontradas na imensa maioria dos seres vivos multicelulares, desde os primeiros estágios embrionários até o organismo adulto.












Da formação da primeira célula, até quando o ser vivo está pronto para o nascimento, acontecem, nos animais, algumas etapas, na seguinte seqüência básica: mórula, blástula, gástrula, nêurula e organogênese. Durante estas etapas, o seres vivos vão se tornando cada vez mais complexos e suas células estão cada vez mais diferentes entre si, ou diferenciadas entre si. Assim, quanto mais avançado for o desenvolvimento, mais diferenciadas estão as células e mais difícil é encontrar células capazes de formar diferentes tecidos, pois encontramos um grau maior de especialização.














Podemos considerar assim, que as "melhores" células-tronco são encontradas então, nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário ou seja, nas etapas de mórula e blástula. Nestas fases, é como se as células fossem uma folha em branco, onde podemos desenhar qualquer coisa de um organismo. Dependendo do estágio de vida de um organismo então, podemos classificar os diferentes tipos de células tronco, de acordo com sua capacidade de diferenciação, como mostrado na figura abaixo.













De acordo com essa capacidade, podemos então utilizar as células-tronco de maneira terapêutica, ou seja, implantar células-tronco em um indivíduo para que possa, por exemplo, se diferenciar reconstituindo um tecido danificado. Os seres humanos adultos, por exemplo, possuem células-tronco, mas como sua capacidade de diferenciação não é tão alta, sua aplicação terapêutica é restrita.
Por isso, um dos grandes debates da ciência atual é a utilização da clonagem terapêutica.
Para recapitular; uma clonagem é quando pegamos o núcleo de uma célula de um indivíduo e o implantamos em um óvulo anucleado. Posteriormente estimula-se in-vitro ou em in-vivo o desenvolvimento deste e assim, teremos a formação de um organismo com a mesma carga genética do doador do núcleo celular. A clonagem terapêutica seria então, estimular o desenvolvimento de um clone de um ser vivo, com o único objetivo de poder retirar células nos primeiros estágios embrionários e, assim, poder aplicar de modo terapêutico as células tronco com maior capacidade de diferenciação.
No entanto, os cientistas não são unânimes com relação ao seu uso, pois existem muitos aspectos favoráveis e desfavoráveis. A primeira e importantíssima questão discutida pela comunidade científica atual é: Quando começa a vida? Para muitos cientistas, o começo da vida se dá, nos seres humanos, a partir do décimo quarto dia, quando há o início da formação do sistema nervoso (neurulação). Quando isto é considerado verdadeiro, não há muitos problemas éticos com relação ao uso das células da mórula ou blástula, pois estas antecedem o estágio de nêurula, onde há a formação do sistema nervoso. No entanto muitos cientistas consideram que a vida começa no momento em que ocorre a fecundação e, assim, ao utilizarmos as células-tronco de mórula e blástula, estaríamos necessariamente sacrificando uma vida. Outro argumento defendido por estes cientistas é que, mesmo a vida começando no décimo quarto dia, quando há a fecundação têm-se a certeza de que uma vida irá ser formada e assim haveria sacrifício de uma vida indefesa da mesma maneira e, tais argumentos são extremamente defendidos também por diversas religiões.
Embora esta discussão muitas vezes seja necessária para se iniciar um debate a respeito da clonagem terapêutica, podemos discutir pontos de vista favoráveis ou desfavoráveis, mesmo sem ter uma opinião concreta sobre o momento em que começa a vida. Por exemplo, se de um lado é comprovado cientificamente o sucesso de células tronco em muitas terapias, também é comprovado que em alguns casos a divisão celular ocorre de maneira indesejada ocasionando tumores que podem ser benignos ou malignos.
Para tentar solucionar o problema de que as melhores células-tronco são as embrionárias, mas para sua utilização é necessário que haja o sacrifício de embriões, alguns cientistas da atualidade estão propondo uma linha de pesquisa que vem mostrando sucesso com uma possível “regressão genética” de células, para que células de um adulto possam se tornar novamente indiferenciadas. Apesar de ser uma técnica promissora, na atualidade a ciência ainda tem que trabalhar com embriões humanos e os diversos países têm opiniões diferentes a respeito deste fato, como observamos a seguir.













No Brasil a legislação sobre o assunto, que pode ser observada na íntegra a seguir, admite a possibilidade do uso de embriões inviáveis, ou que estejam congelados a mais de três anos, o que de qualquer maneira prejudicaria sua viabilidade. Mesmo assim, é necessário consentimento dos progenitores.
Atualmente está em discussão no congresso a possibilidade de revogação desta lei e conseqüentemente impossibilidade de utilização destes embriões. Um dos grandes receios das autoridades, tanto políticas como científicas para a utilização dos embriões nestas condições, seria a banalização do estudo com os mesmos, com possível forjamento de embriões inviáveis para que assim, possa ocorrer as pesquisas.

5 comentários:

Anônimo disse...

wala pulos imo blog.

Anônimo disse...

That's why a floor program is most likely the best factor to perform: measure the space and acquire furniture accordingly. Decorative pillows come in a multitude of shapes besides the usual rectangular or square shape. I'll
share some suggestions on avoiding several of the widespread mistakes.


Feel free to surf to my webpage dining room decorations

Anônimo disse...

Article Source: about furniture stores chicago and discount furniture stores in chicago and living room furniture stores in chicago.
t want to wait for enhancements on a property. This will help you to get ideas that you may not think
of, which you can incorporate into your project.


Also visit my website home interior ideas for living rooms

Anônimo disse...

Even so, one particular characteristic they all possess is
the fact that they look very gorgeous. The ancient art of feng shui dictated the fireplace be positioned within a area on the property vulnerable to winter
winds and that additionally, it be situated on an exterior wall.
t have to go to many shops and waste time to pick the top lighting and decorations.


Here is my blog post ... christmas decorating service ohio

Anônimo disse...

That's why becoming properly educated about nutrition and dieting can benefit you. Start weighing yourself only after the first four to six weeks of engaging in your diet and exercise plan. The final eating routine for ladies is designed for those over 40.

Here is my site :: fast weight loss diets pills